sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Cozinha sueca
Cozinha sueca é prático e de apoio. No extremo norte há variações, como renas, e outros pratos de caça que têm suas raízes no povo Sami. Os vegetais frescos são mais comuns no sul. Os suecos foram abertos à influência estrangeira, que vão desde cozinha francesa durante os séculos 17 e 18, para o sushi e café latte de hoje. Desde 1960 a pizza tem sido uma parte integrante da cultura sueca e vinte anos depois, o mesmo poderia ser dito sobre kebab e falafel, uma vez que muitos pequenos restaurantes especializados nestes pratos.
Suecas husmanskost - pratos tradicionais suecos com ingredientes locais. A palavra deriva de husmanskost Husman, o que significa dono da casa (sem terra associada). Husmanskot sueco Genuine usa principalmente ingredientes locais, tais como peixe, porco, cereais, leite, batata, vegetais de raiz, repolho, cebola, maçã e frutas. Métodos de cocção são demorados, como redningar (roux) e langkok (literalmente "cozinheiro long"). Atualmente husmanskot sofreu uma mudança nas últimas décadas e conhecidos chefs suecos como Tore Wretman apresentaram variações modernizadas de clássicos pratos suecos. Este "nouvel Husman" tem menor teor de gordura e métodos de cocção ter sido acelerada e / ou melhorar o valor nutricional e sabor dos pratos.
Pratos suecos:
Artsoppa que é sopa de ervilha amarela normalmente comido às quintas-feiras, servido com carne de porco e mostarda. Mostarda é uma parte importante do prato, mas a sopa é servida sem ele, para que as pessoas podem mexa a gosto. Isto é normalmente seguido por panquecas com compota para sobremesa.
Falukorv uma salsicha tradicional sueca grande feito da mistura de carne de porco ralado e carne de bovino com farinha de batata e especiarias suaves. O significado literal da palavra é "Salsicha de Falun". Durante os séculos 16 e 17 nas de cobre de Falun couro de boi das minas foi usada para cordas e uma parte da carne após o abate restante foi usado para salsichas. As refeições geralmente feitas com Falukorv incluem a linguiça em fatias e frito com batatas cozidas, fritas ou purê ou macarrão do cotovelo. Também atuou com o sueco feijão marrom e ovo frito. Inteiro assado no forno com queijo e mostarda com purê de batatas ou como um substituto para a carne em strogonoff de carne.
Fiskbullar - bolas de peixe feito com peças leves de peixe branco de bacalhau, arinca ou tilapis então misturado com creme, purê e transformado em bolas.
Gravlax ou gravad lax (sueco) é um prato composto por salmão cru curado em sal, açúcar e dill. Normalmente é servido como aperitivo, em fatias finas e servidos com um molho de mostarda e dill, seja no pão ou com batatas cozidas.
Isterband (sueco "banha da fita") é uma salsicha moído grosso, levemente fumado feito de carne de porco, cereais cevada e batata. Há muitas variedades diferentes. Muitas vezes, é servido com batatas cremosas endro e conserva de beterraba. Este é um dos pratos do smorgasbord sueca.
Janssons frestelse ("tentação de Jansson"), uma caçarola tradicional sueca feita de batatas, cebolas, arenques em conserva, migalhas de pão e creme. Batatas e espadilha são camadas alternando as espadilhas com cebola. Sal e pimenta por cima de cada camada e creme é adicionada de modo que quase enche o estanho e, em seguida, é cozido.
Kaldolmar são rolos de couve suecos que são enchidos com carne moída ou carne de porco e arroz, às vezes. Normalmente comido com batata cozida, molho e geléia lingonberry.
Kottsoppa (sopa de carne) a carne clara e sopa de legumes de raiz. A carne de ossos fornecendo o caldo. Às vezes, renas carne de porco, ou alces são usados. Vegetais de raiz comuns são batata, cenoura, aipo-rábano, parsnip nabo, couve-nabo, e alho-poró. Grãos de pimenta e folhas de louro são adicionados para tempero. Às vezes, é comido com Klimp que são bolinhos simples feitos de leite, trigo e ovo.
Kroppkaka um prato tradicional sueco, que consiste de bolinhos de batata com recheio de cebola, porco ou bacon. Os ingredientes comuns são batata, farinha de trigo, cebola, sal e carne de porco picada. Servido com geléia de nata, manteiga e lingonberry.
Kottbullar sueco almôndegas feitas com carne moída ou uma mistura de carne moída e carne de porco, misturado com pão ralado embebido em leite e cebola finamente picada. Eles são temperados com pimenta branca ou pimenta e sal. Eles são servidos com molho, batata cozida, compotas lingonberry e às vezes com um pepino em conserva fresco.
Lutefisk um prato tradicional dos países nórdicos feitos de bacalhau (seco ao ar peixe branco) ou peixe branco seco / salgado (klippfisk) e soda cáustica (cabana).
Polsa um prato tradicional que é um tipo de semelhante hash para Haggis e Scrapple. Os principais ingredientes são picados de carne, fígado, coração, cebola, cevada e pote misturado com estoque, pimenta do reino e orégano. Normalmente servido com batatas cozidas ou fritas, picles de beterraba e às vezes um ovo frito.
Raggmunk traduzido literalmente, significa "donuts" peludas porque as batatas raladas os fazem parecer peludo. Preparado com uma massa de farinha de trigo, leite, ovo e batatas raladas e fritas finas como panquecas. Desfrutado com bacon frito e geléia lingonberry.
Pyttipanna também pytt i panna, que é sueco para "sobras na panela". Tradicionalmente é composto por batatas, cebolas e salsichas ou presunto em cubos e pan demitido. Muitas vezes, é servido com um ovo frito, em conserva picado beterraba, picles azedo e alcaparras. O prato foi originalmente feito de sobras de refeições anteriores, mas agora é mais comumente feito com ingredientes nobres.
Smorgastarta ("bolo sandwich") é uma espécie de sanduíche com grandes quantidades de enchimento que é mais semelhante a um bolo do que um sanduíche. É normalmente constituído por várias camadas de pão branco com recheios cremosos no meio. Os recheios e coberturas variar, mas ovo e maionese são frequentemente a base. Acompanhado por qualquer combinação de patê de fígado, azeitonas, camarão, presunto, caviar e salmão defumado. É servido frio e cortado como um bolo de sobremesa.
Existem basicamente dois tipos de bebidas mais fortes na Suécia. A Akvavit, também chamada de aqua vitae, vodka ou aguardente escandinava. A segunda bebida popular é Absolut Vodka. Ambos têm em torno de 40% de álcool. A cerveja típica sueca é lager cerveja - um tipo brilhante e amargo. As marcas Pripps Bla e Norrlands Guld são exemplos típicos.
Repolho Rolls - "Kldolmar"
1 pequena cabeça de repolho branco, água, sal
Recheio:
1 dl de água (copo)
dl (1/4 xícara) de arroz branco
3 dl de leite (1cups)
350 g de carne moída (cerca de 12 oz)
sal, pimenta branca, tomilho
margarina ou manteiga
1 dl de creme light (copo)
Cortar o núcleo e colocar o repolho em água fervente salgada. Cozinhe coberto, até que as folhas são ligeiramente macios e fáceis de remover do núcleo. Descasque as folhas uma a uma e escorra em um rack ou uma toalha. Aparar a veia centro grosseiros de cada folha. Para fazer o recheio, leve a água para ferver. Adicionar o arroz e cozinhar coberto, até que a água é quase absorvido. Junte o leite e cozinhe até a mistura se assemelha a um mingau fino. Deixe esfriar. Misture com a carne e as especiarias, adicione mais leite se for necessário. Coloque uma colher de sopa grande de preenchimento em cada folha de couve. Dobre a folha em torno do recheio e prenda o rolo com um palito. Aqueça uma frigideira com um pouco de margarina ou manteiga. Brown alguns rolos de cada vez, em fogo moderado. Transfira para uma panela. Quando todos os rolos de repolho são dourar adicione um pouco de caldo de carne ou água para a panela, cubra e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. Adicione o creme de leite e cozinhe por mais 15 minutos. Sirva com batatas cozidas e preservar lingonberry.
Almôndegas - "Kttbullar"
1 dl (copo) finas migalhas de pão seco
1 dl de creme light (copo)
1 dl de água (copo)
200 g (7 onças) carne moída
200 g carne de porco moída (7 oz.) Magra
1 colher de chá. sal
colher de chá. pimenta da Jamaica chão
2 cebola ralada tbl amarelo
(E / ou 2 dentes de alho esmagados)
1 ovo batido
3 tbl margarina ou manteiga
Misture o pão ralado, creme e água e reserve por 5 minutos. Trabalhar em conjunto a carne de porco, sal pimenta e cebola. Aos poucos, adicione as migalhas de pão, depois o ovo. Misture bem e frite uma amostra para testar o tempero. Forma em bolas. Faça almôndegas grande para ser servido ao jantar ou almôndegas pequenas para o smrgsbord. Parte Calor da margarina ou manteiga em uma frigideira. Juntar 10 a 15 almôndegas. Fry em fogo moderado até que as almôndegas são muito bem marrom e cozida. Transfira para uma travessa e mantenha quente enquanto fritar as almôndegas restantes. Sirva com batatas cozidas, preserve lingonberry e uma salada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário